A aquisição de um imóvel é uma decisão que, além de envolver a escolha do bem, necessita de muita atenção com a estratégia utilizada para viabilizar financeiramente a compra.
Em grande parte das negociações, é necessário a utilização de uma linha de crédito imobiliário, sendo que as mais comuns são financiamento e consórcio.
Imediatismo
A grande vantagem do financiamento é a garantia de rápido acesso ao crédito. Em situações onde há necessidade imediata de concretizar a negociação, é a opção mais recomendada. No caso do consórcio, há situações em que uma boa oferta de lance aumenta significativamente a chance de contemplação, mas nunca é possível garantir que isso aconteça.
Taxas e Juros
Se por um lado o financiamento garante a concretização imediata do negócio, por outro o cliente acaba pagando juros consideravelmente elevados.
Nesse caso, o consórcio leva uma grande vantagem já que, ao invés de juros, possui uma taxa de administração que acaba tornando o crédito muito mais barato, proporcionando
significativa economia ao cliente.
Caminhos para facilitar a contemplação do consórcio
A contemplação do consórcio pode acontecer através de sorteio ou lance. O melhor cenário é a contemplação por sorteio, já que neste caso o cliente não necessita usar recursos próprios para ofertar lance e antecipar a contemplação.
Para quem não quer conviver com a incerteza de quando será sorteado, é possível usar outros caminhos que facilitam a contemplação.
Lance livre: o cliente oferta um valor como lance. A maior oferta (em algumas situações até mais de uma) é contemplada. Nesse caso, a tendência é que o valor das ofertas reduza gradativamente ao longo do tempo, viabilizando a contemplação para quem não possui um valor muito elevado. Uma alternativa para facilitar a contemplação é adquirir uma cota em um grupo em andamento, que já possui menores ofertas de lance.
Lance fixo: trata-se de um mecanismo onde todos os consorciados que ofertarem exatamente 40% de lance, participam de um sorteio exclusivo, aumentando significativamente as chances.
Lance embutido: é uma opção que permite usar até 30% do próprio crédito da sua cota para ajudar a compor o seu lance. Em caso de contemplação, o valor ofertado será deduzido do seu crédito.
FGTS: no consórcio também é possível utilizar o FGTS para ajudar na composição do seu lance e/ou ajudar no pagamento das parcelas. Nesse caso, as regras estabelecidas para utilização do FGTS devem ser sempre observadas.
Também é importante mencionar que o lance é calculado sobre o valor da cota, acrescido da taxa de administração.
Compra a vista X Consórcio
Para quem possui o dinheiro para comprar o imóvel desejado a vista, vale estudar a possibilidade de adquirir uma cota de consórcio para aumentar o seu crédito ou até mesmo preservar uma parte do dinheiro. Nesse caso, o recurso próprio facilitará significativamente uma rápida contemplação.
Clique aqui para conhecer mais detalhes. Teremos o maior prazer em ajudá-lo a traçar melhor estratégia e fazer o melhor negócio.
Um abraço!
Equipe Dalí.